:: Saúde ::
 
::MÊS DE MAIO, MÊS DA SAÚDE DO TRABALHADOR::

 

A Diretoria Municipal de Saúde em conjunto com a Vigilância em Saúde, informa que durante todo esse mês estará passando no seu local de trabalho para verificar as condições e situação vacinal.

Prevenir é sempre o melhor remédio!

 

TRABALHADOR
 
::POLIOMELITE E MULTIVACINAÇÃO::
 

O Brasil está livre da poliomielite desde 1990 e, em 1994, o país recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem em seu território. Entretanto, nove países registraram casos em 2014 e 2015. Em três países - Nigéria, Paquistão e Afeganistão - a poliomielite é endêmica. Nos outros seis (Somália, Guiné Equatorial, Iraque, Camarões, Síria e Etiópia) os casos registrados da doença foram decorrentes de importação do poliovírus selvagem. Por isso, a vacinação é fundamental para que casos de paralisia infantil não voltem a ser registrados no Brasil.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

O Brasil é referência mundial em vacinação e o Sistema Único de Saúde (SUS) garante à população brasileira acesso gratuito a todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Atualmente, são disponibilizadas pela rede pública de saúde, de todo o país, 17 vacinas que integram o Calendário Nacional e combatem mais de 20 doenças, em diversas faixas etárias.

A Campanha Nacional contra a Poliomelite começou no sábado, dia 15 de Agosto, e todas as crianças que compareceram nos postos de saúde também tiveram sua carteira de vacinação atualizada, sendo realizadas também as vacinas que estiveram em atraso.

A meta Nacional para a cobertura dessa vacina é de 95%. Até o dia 31 de Agosto compareceram, no município de Uchoa, 464 crianças que receberam a vacina faltando pouco para atingirmos a cobertura nacional, assim como mostra as figuras abaixo.

A Campanha foi prorrogada até dias 11 de Setembro e quem ainda não compareceu nos Postos de Vacinação, não perca a oportunidade. Vacinação é um ato de amor.

Acesse o Demonstativo

 

 
...:: GRUPO DE GESTANTES 2015 ::

No mês de abril de 2015 as equipes de Estratégia da Saúde da Família do município de Uchoa/SP, realizaram o 1º curso de gestantes do ano. Acreditamos que a chegada de um bebê inspira diversas emoções, inclusive muitas dúvidas. As palestras abordaram questões relativas à gestação, nascimento e os primeiros meses de vida do bebê.

As mamães aprenderam como lidar com as mudanças físicas e psicológicas que ocorrem na gestação e pós-parto.Para aquelas que vão ser mães pela primeira vez, o curso repassa com clareza, através de explicações apropriadas, informações importantes, como amamentação, a importância do leite para o recém-nascido, as técnicas de aleitamento e os cuidados com o bebê.
Assim, esse conjunto de informações beneficia as mamães, os bebês e todos familiares que sentem o reflexo do estado emocional e físico da grávida durante a gestação e do recém nascido nos primeiros dias de vida.
Se você é gestante e não participou do 1º curso de gestantes 2.015, procure a Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência e inscreva-se para o próximo.

Apoio: Diretoria Municipal de Saúde/ Prefeitura Municipal de Uchoa

 
Conf

 

...No último dia 07 de maio de 2.015, no auditório da UBS Tereza Gallo, foi realizada a 3ª Conferência Municipal de Saúde do município de Uchoa, convocada pelo Decreto nº. 369, de 15 de abril de 2.015, com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”.
...As Conferências de Saúde se iniciaram a 70 anos, cumprindo o disposto no paragrafo o único do artigo 90 da Lei n.º 378, de 13 de janeiro de 1937 e consagradas em 1990, com a Lei nº 8.142,como representantes dos varios segmentos sociais, com a missão de avaliar e propor diretrizes para a formulação dapolítica de saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional.

As Conferências de Saúde são espaços democráticos de construção da política de saúde, portanto é o local onde o povo manifesta, orienta e decide os rumos da saúde em cada esfera. As Conferências de Saúde tem como objetivo analisar a situação de saúde e estabelecer diretrizes, ou seja, indicar caminhos para atingir desejos e necessidades expressas pela população. Para isso, é necessário o debate entre diferentes grupos de interesse e a construção de pactuações no estabelecimento de prioridades em âmbito local, regional, estadual ou nacional.
            A 3ª Conferência Municipal de Saúde de Uchoa abordou, prioritariamente, assuntos do município e sua relação com as Redes Regionais de Atenção à Saúde, com observância aos eixos temáticos: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; e, Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS; sendo ao final formuladas propostas que serão encaminhadas, juntamente com os delegados eleitos, às Conferências Estadual e Nacional, onde as propostas são diretivas e mais amplas, aplicáveis ao planejamento dessas esferas.
Assim, gostaríamos de agradecer a presença de todos os gestores, trabalhadores da saúde e usuários, pois acreditamos que conhecer e participar desse processo democrático possibilita a reflexão de aperfeiçoamentos possíveis e desejáveis, tornando mais efetivos os resultados por meio da participação e mobilização de forças, na busca de um Sistema Único de Saúde efetivo e integral.

Apoio: Diretoria Municipal de Saúde/ Prefeitura Municipal de Uchoa


O município tem mobilizado as atenções para prevenção da dengue, através da orientação da população em geral, palestras nas escolas e realização de arrastões. Porém, tem sido encontrado no município grande número de criadouros nas residências. Assim, ficou pactuada revisão na legislação municipal para uma responsabilização concreta dos responsáveis que não manterem suas casas, terrenos e empresas limpas, bem como os que mantêm veículos abandonados. A dengue é um problema de saúde pública e precisa da ajuda de todos, cada um fazendo a sua parte, para evitar a transmissão.

 

 
 
:: Vacinação Contra o HPV no Município de Uchoa em 2015 ::
 

Em março de 2.015, acontecerá a campanha de vacinação contra o HPV. O público alvo será meninas de 9, 10 e 11 anos, meninas e mulheres de 9 a 26 anos vivendo com HIV (anteriormente denominadas portadoras), e, população indígena, meninas e mulheres de 9 a 13 anos. As vacinas serão realizadas nas salas de vacina da ESF Central “Dr. Miguel José Chaddad”, e, da ESF do Bairro São Miguel Uchoa. O objetivo da vacinação é de reforçar as atuais ações de prevenção do câncer do colo do útero. Cada menina é de um jeito, mas todas precisam de proteção. Vacine-se.


   
   

:: HORÁRIO DE ATENDIMENTO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE DO MUNICÍPIO DE UCHOA::

 
HORÁRIO DOS MÉDICOS
 
AMBULATÓRIO DE  ESPECIALIDADES UNIDADE DE SAÚDE  DA FAMÍLIA  CENTRAL

UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
BAIRRO SÃO MIGUEL

 

Dr. AULO-(Dermatologista)
3ª feira apartir das 7:00

Dr. CALIXTO
-(Clinico Geral)
3ª feira a partir das 10:30  
5ª feira a partir das 7:00

Dr. GUILHERME-(Ortopedista)
3ª e 6ª feira a partir das 7:30

Dr. MÁRIO-(Cardiologista)
4ª e 5ª feira a partir das 11:30

 

EQUIPE IIIDra. JULIA
2ª a 6ª feira a partir das 7:00

EQUIPE IV – Dr.PAULO
2ª a 6ª feira a partir das 7:00

Dra. LUCIANA (Pediatra)
3ª e 5ª feira a partir das 9:00

Dra. MARJORIE (Ginecologista)
4ª feira a partir das 12:00

 

EQUIPE I – Dra. NURY
2ª a 6ª feira a partir das 11:00

EQUIPE II – Dr. JOÃO
2ª a 6ª feira a partir das 11:00

 Dra. LUCIANA (Pediatra)
3ª e 5ª feira a partir das 7:00

Dr. ALESSANDRO (Pediatra)
2ª e 4ª feira a partir das 10:30

Dra. MARJORIE (Ginecologista)
3ª e 5ª feira a partir das 10:30

 

 
HORÁRIO DOS CIRURGIÕES DENTISTAS
 

           

 

UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA - CENTRAL

Dr. MIGUEL ENÉIAS - 2ª a 6ª feira a partir das 7:00 h

Dra. ROSINHA - 2ª a 6ª feira a partir das 7:00 h

Dr. JOSÉ MANOEL DIAS(PRÓTESE)
2ª feira - a partir das 7:00 h
3ª feira - a partir das 8:00 h
4ª feira - a partir das 7:00 h

 

UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA – BAIRRO – SÃO MIGUEL

Dr. MARCO - 2ª a 6ª feira a partir das 7:00 h

Dra. CRISTIANA
2ª a 5ª feira a partir das 11:00 h 
6ª feira a partir das 7:00 h

 

 

HORÁRIO DE OUTROS PROFISSIONAIS DE NIVEL SUPERIOR


 
 FONOAUDIÓLOGA (AMBULATÓRIO DE ESPECIALIDADES)

FERNANDA – 3ª feira a partir das 14:30 h

_________________________________

PSICÓLOGAS (AMBULATÓRIO DE ESPECIALIDADES)

LUIZIANA
2ª feira – a partir das 8:00 h
3ª feira – a partir das 7:00 h
4ª feira – a partir das 7:00 H


NAYARA
2ª feira – a partir das 12:30 h
3ª feira – a partir das 7:00 h na USF – Central,
a partir das 12:30 h no Ambulatório de Especialidades.
4ª, 5ª e 6ª feira – A partir das 7:00 h

___________________________________


FISIOTERAPEUTAS


LUCIANA
2ª a 6ª feira a partir das 07:00 h

ROSÂNGELA
2ª a 6ª feira a partir das 09:00 h

___________________________________

NUTRICIONISTA

TAIS

2ª, 4ª e 6ª feira a partir das 12:00 h (USF do Bairro São Miguel)
3ª e 5ª feira a partir das 12:00 h (USF Central)

______________________________________

 

 


Desenvolvido por: Pimatec Informática
Email:
pimatec@hotmail.com